As brincadeiras dentro de casa e fora de casa são igualmente importantes para o desenvolvimento e a interação da criança com o próprio corpo, com a família e com o ambiente ao redor.
Porém tem coisas que só o ambiente externo pode proporcionar. Entre as vantagens de brincar ao livre estão:
Corpo: Além de tomar sol e exercitar-se, ao brincar ao ar livre, a criança se move com mais liberdade, conhece a si mesmo, testa velocidades e distâncias. Ela também desenvolve habilidades como organização espacial e equilíbrio. Sem contar o sistema imunológico que é fortalecido com o arranhões e o contato com as bactérias presentes no ambiente.
Autonomia: Crianças que brincam habitualmente ao ar livre são mais autônomas e independentes. Essas brincadeiras são usadas como ferramentas fundamentais que ajudam as crianças a enfrentarem os problemas e encontrar soluções por si sós.
Relações sociais: Além de melhorar os laços familiares e criar memórias importantes, são nos espaços abertos que as famílias tem oportunidades de incentivar os filhos a interagir com crianças de diferentes idades. A técnica é muito usada em crianças solitárias e tímidas, pois elas costumam encontrar um bom estímulo para desenvolver suas habilidades sociais nessas brincadeiras!
DICAS
1) Levem brinquedos como bolas de futebol, pipas, skates e bicicletas.
2) Brincadeiras que envolvem corrida, como pega-pega, favorecem a agilidade e o desenvolvimento de estratégias de fuga, captura e recuperação.
3) Pular corda, fazer cirandas e brincar em roda envolvem mover-se de acordo com determinado ritmo. Cantar cantigas e músicas juntos deixam a diversão ainda maior.
Fonte: Crescer / Guia InfantilImagens: reprodução |