Cada vez mais, tem que tornado frequente se ver crianças usando maquiagem, fazendo as unhas e usando produtos para o cabelo. Porém os especialistas recomendam cautela:
Por mais que pareça inofensivo, o ideal é que esses “rituais” aconteçam com pouca frequência. Produtos que os adultos usam diariamente, como esmalte e maquiagem, não são indicados para os pequenos, pois eles tem muitas químicas que são absorvidas pela sensível pele da criança. Da mesma forma, produtos para cabelo, como tintura e os usados em escovas progressivas, também devem ficar longe dos menores.
Além da saúde, outro problema é a introdução precoce de valores estéticos que pode acarretar a graves problemas de autoestima no futuro!
É claro que as meninas podem brincar de maquiagem ou andar com o sapato de salto de vez em quando, desde que seja em clima de brincadeira, sem o compromisso com o que os adultos acham bonito.
Confira algumas dicas de psicólogos:
– Conversar desde cedo sobre questões de autoestima e valorizar a beleza dos filhos.
– Mães que se arrumam durante a semana, podem tirar alguns dias para ficar de cara lavada para mostrar que o “natural” também é bacana.
– Controlar televisão, internet e jogos para que a criança tenha acesso apenas ao que é adequado à sua faixa etária, evitando conteúdos que possam despertar interesses precoces.
Fontes: Revista Crescer.
Imagens: reprodução.