Dicas para estimular seu filho escovar os dentes

Captura de Tela 2015-06-02 às 13.56.40

A formação de dentes fortes e resistentes a cáries no futuro depende muito da alimentação do seu filho na infância.

Captura de Tela 2015-06-02 às 13.50.14

O exemplo dos pais

Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais. O dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), defende que é muito mais fácil para a criança entender que a escovação faz parte dos hábitos saudáveis quando ela cresce em um ambiente em que a família, logo após as refeições, escova os dentes, usa o fio dental e higieniza a língua. Afinal, porque ela precisa passar a fita dental se o papai e a mamãe não usam? Os pais são um espelho para os filhos na maioria das situações, dê exemplo.

aranhaescovarosdentes

Fazer da rotina um ritual

Criar um ritual para o hábito de escovar o dente é excelente. Existem pais que compram até fantasias para incentivar as crianças a ter prazer pelo momento da escovação, uma espécie de “operação contra as cáries”, quando personagens entram em ação para fazer a limpeza bucal. A brincadeira pode ir muito além, com alguns artifícios como escovas de dente coloridas, que piscam ou apresentam desenho de personagens. “A música e os livros de historinhas específicos sobre a saúde bucal também são grandes aliados”, afirma a odontopediatra Carmem Silvia.

dentes

Consultar um profissional

Vá ao dentista com o seu filho e sente-se na cadeira com naturalidade, isso ajuda a combater qualquer tipo de medo. Se possível, leve seu filho a um consultório odontológico infantil-normalmente, eles são adaptados com um cenário agradável para a criança, colorido, com pia pequenininha, espelho e vários brinquedos educativos. “Na consulta, aproveite para tirar dúvidas e aprender como fazer e monitorar a limpeza bucal infantil”, afirma a odontopediatra Carmem Silvia. No consultório, os odontopediatras ensinam as crianças a escovarem os dentes em frente ao espelho.

banheiro

O ambiente adequado

Você já colocou seu filho de pé sobre o vaso sanitário para ele alcançar a pia do banheiro? Se fez isso, melhor não repetir. De acordo com a odontopediatra Carmem Silvia, é fundamental criar um ambiente seguro para a escovação infantil. “Já atendi vários casos em que a criança não gostava de escovar os dentes simplesmente porque tinha medo de cair ou porque já se machucou durante a tentativa de alcançar a torneira”. Não estamos falando para você construir um novo banheiro, mas apenas para oferecer condições adequadas: em vez de colocar o seu filho em cima do vaso sanitário, ofereça um banquinho firme. Outra opção é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar na pia para alcançar torneira.

fonte: http://www.minhavida.com.br/

imagens: pinterest