Inspiração Mumbai

No post de hoje vamos contar um pouco sobre a inspiração na linha chamada Mumbai.

 

Cidade de Mumbai India, inspiração para nossa linha Mumbai L'été

Cidade de Mumbai Índia, inspiração para nossa linha Mumbai L’été

Bombaim ou, oficialmente, Mumbai é a maior e mais importante cidade da Índia e a 4.ª mais populosa do mundo. Capital e maior cidade do estado de Maharashtra, situa-se nas margens do oceano Índico.

A cidade de Mumbai  foram habitadas por nómadas que tinham como a pesca a principal fonte de sobrevivência. Durante séculos, as ilhas estiveram sob o controle de sucessivos impérios indianos, antes de serem cedido aos portugueses que depois as cederam aos britânicos. Quando o país se tornou independente em 1947, a cidade foi incorporada ao estado de Bombaim. Em 1960, após a o movimento Maharashtra Samyukta, o novo estado de Maharashtra foi criado, com Bombaim como capital, como se mantém até hoje.

mapa da índia

mapa da índia

Classificada como uma “cidade global alfa”, Mumbai é o maior centro econômico e comercial da Índia, abrigando instituições financeiras importantes e ainda é responsável por quase 70% de todas as transações comerciais e financeiras da Índia.

Tornou-se, com isto, um núcleo cosmopolita de várias comunidades e culturas. É em Mumbai que se situa Bollywood, o principal centro da indústria indiana de cinema e televisão. Em 1995, o governo local repudiou a versão oficial inglesa do nome da cidade, Bombay, em favor da forma oficial marata मुंबई, transcrita como Mumbai.

Para nossa inspiração na linha Mumbai, usamos uma combinação de estampas típicas da Índia com cores mais universais, mas com uma pitada original.

 

Namastê.

Comentários